Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia estética e expectativa de resultados

Cirurgia estética e expectativa de resultados

Cirurgia estética e expectativa de resultados

Existem muitas formas de tentar atingir a beleza tida como ideal, mas nenhum procedimento é milagroso e nem sempre os resultados coincidem com as expectativas. Saiba o que esperar de uma cirurgia estética e quais as espectativas reais que deve ter. 

É certo que o consumo e a estética surgem como fatores principais da existência da nossa sociedade e a ausência de beleza ideal é, actualmente, um problema. A alguns anos atrás as pessoas não organizavam as suas vidas à volta dos seus corpos. Atualmente, há uma substituição do bom comportamento pela boa aparência. A indústria da beleza promove a ideia falsa de que a beleza pode proporcionar tudo. Com isto, muitas pessoas perdem a oportunidade de viver relações baseadas em verdades, que personalizam e aperfeiçoam indivíduos.

Por outro lado alguns pacientes procuram os chamados ganhos secundários mas é necessária ter em atenção que uns implantes mamários de 300 ml não garantem a reconciliação de um casal e uma cirurgia ao abdómen não é sinónimo de uma evolução na carreira.

Outro preocupação a evitar é as imagens ou figuras veiculadas pela comunicação social. e é preciso estarmos atentos para não tentar corresponder a uma imposição de estereótipos. Quando a paciente deseja ter um nariz de top model, é necessário atenção. Alterar radicalmente as características não é o melhor caminho. O ideal é conseguir-se uma harmonia.

As expectativas dos pacientes merecem uma grande atenção da nossa parte e o médico tem o papel de fornecer todas as informações, esclarecendo quais as possibilidades reais para cada caso. Por exemplo, uma cirurgia facial não traz de volta o rosto da juventude, mas possibilita um ar leve e descansado e uma lipoaspiração não substitui a dieta e  a prática de exercícios regulares, mas melhora o contorno corporal.

Se por um lado a preocupação e os investimentos estéticos ocupam um papel importante na vida de cada um de nós, por outro lado podem trazer outros benefícios, como o aumento da auto-estima.

Quem pretende se submeter à cirurgia plástica, deve:

  • Procurar um médico especialista, inscrito na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.
  • Não tomar a decisão de efectuar determinados procedimentos se estiver a passar por uma situação complicada do ponto de vista emocional, como a perda de uma pessoa querida ou o fim de uma relação amorosa.
  • Estar atento à real motivação pela procura da beleza. Uma cirurgia plástica não trará, necessariamente, um ganho secundário, como um casamento mais feliz ou uma promoção no trabalho.
  • A operação deve ser precedida de uma avaliação clínica criteriosa e da realização de exames complementares compatíveis com sua faixa etária e o tipo de procedimento. A avaliação pré-cirúrgica é uma etapa indispensável para sua segurança.
  • Observar todas as recomendações médicas para o pós-cirúrgico. Se você acreditar que não terá tempo para realizar o repouso necessário, não faça a cirurgia.
  • Tirar todas as dúvidas antes da cirurgia e conhecer todos os riscos do procedimento desejado, bem como o tempo previsto para pode observar os resultados. As expectativas muito altas costumam dar origem a frustrações.
  • A cirurgia plástica estética ou reconstrutiva pode causar um impacto positivo no bem-estar, por fortalecer a auto-estima e a auto-confiança. Para que traga benefícios, deve ser encarada com muita responsabilidade.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um cirurgia estética? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre cirurgia estética visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cirurgia estética e expectativa de resultados