Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Botox e preenchimentos cutâneos – conheça os tratamentos menos invasivos

Botox e preenchimentos cutâneos – conheça os tratamentos menos invasivos

Botox e preenchimentos cutâneos – conheça os tratamentos menos invasivos

O tratamento de rugas em face e pescoço não consiste apenas em procedimentos cirúrgicos. Em casos em que a paciente deseja resultados mais rápidos e com tratamentos menos invasivos, dispomos de alguns artifícios para amenizar rugas as dinâmicas (aquelas que se formam com a contração muscular da face) e também as estáticas (as que já estão impressas na pele, mesmo em repouso). Exemplo das primeiras são as rugas da testa, entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” e exemplo das segundas são os sulcos nasogenianos. Botox e preenchimentos cutâneos – conheça os tratamentos menos invasivos.

Uma excelente escolha para tratamento de rugas dinâmicas consiste na aplicação da toxina botulínica tipo A (Botox, Dysport, Xeomin, Bocoture, Azzalure…), principalmente em regiões como fronte (testa), glabela (entre as sobrancelhas, onde a ruga dá um aspecto de zangado) e região periorbitária (pés-de-galinha). A toxina botulínica é usada, desta forma, para tratamento das rugas dinâmicas e para prevenir que estas rugas marquem a pele de forma definitiva, podendo ser utilizada em pacientes mais jovens para “adiar”/atrasar o envelhecimento dessas regiões, com um fim preventivo.

É utilizado também como forma complementar os tratamentos cirúrgicos na face, para otimizar os resultados, e, em casos de rugas mais profundas, já marcadas na pele, pode ser associado ao preenchimento com ácido hialurónico, para suavizar os sulcos formados pelas rugas na pele.

O preenchimento, como o próprio nome diz, é utilizado para preencher depressões na pele, sejam elas formadas por rugas mais profundas, cicatrizes, por exemplo, de acne, ou até mesmo por reabsorção de tecido adiposo, como acontece nos casos de pacientes soropositivos em tratamento com antirretrovirais, que têm a gordura da face remodelada de modo a causar depressões estigmatizantes nas bochechas.

São utilizadas diferentes substâncias para preenchimento, tais como ácido hialurónico ou hidroxiapatita de cálcio, que têm diferentes prazos de reabsorção e diferentes indicações.

A aplicação de toxina botulínica e os preenchimentos são procedimentos relativamente simples, sendo geralmente realizados em consultório, com ou sem anestesia local, mas que não podem ser banalizados por isso.

Em mãos treinadas e experientes, podem trazer excelentes resultados, mas podem causar verdadeiras tragédias se realizadas por curiosos ou pessoas não habilitadas para tal. Portando, são procedimentos que devem ser executados somente por médicos com experiência para tal.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer botox e preenchimentos cutâneos? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre botox e preenchimentos cutâneos visite o nosso site www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Botox e preenchimentos cutâneos – conheça os tratamentos menos invasivos