Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mastopexia e levantamento das mamas

Mastopexia e levantamento das mamas

Ter uns seios bonitos, firmes, bem formados e no lugar é um sonho de toda mulher e seu desejo permanente, mas a força da gravidade, o tempo, o excesso de peso e obviamente, a gravidez com o aleitamento posterior, leva à queda dos seios, aumentando a sua flacidez e modificando a figura esbelta e juvenil da mulher.

Os exercícios para evitar a queda ou pelo contrário levantar os seio não são suficientes, pois o único suporte dos mesmos é a pele e não existem músculos que contenham a glândula mamária.

A queda dos seios é designada clinicamente como ptose mamária, a qual se classifica em três graus, de acordo a gravidade.

  • O primeiro grau ou leve corresponde à queda em que o mamilo não ultrapassa o sulco infra-mamário.
  • No segundo grau ou moderado o mamilo está abaixo do sulco infra-mamário, mas ainda está sobre a mama.
  • O terceiro grau ou grave é quando o mamilo aponta para baixo e a glândula geralmente também ultrapassa o sulco infra-mamário.04

O tratamento da ptose mamária é feito com uma cirurgia de levantamento dos seios que se designa de mastopexia ou lifting mamário.

O procedimento mais indicado para cada paciente depende do grau da queda e do tamanho dos seios.

Se o tamanho da mama é normal faz-se uma pexia (levantamento) mamária. Esta pexia mamária pode ser feita com uma cicatriz apenas à volta da areola nos casos mais ligeiros ou pela técnica em “L” nos casos moderados ou graves.

Se os seios forem “grandes” ou hipertróficos além da pexia també, se pode efectuar uma redução da glândula mamária. Nesse caso a técnica mais recomendada e com menor cicatriz é a designada de técnica em “L”.

Quando os seios além de caídos, são pequenos, o tratamento indicado para a ptose é a técnica peri-areolar com uma incisão vertical, eventualmente, acompanhada da colocação das próteses mamárias.

Quando a ptose é muito grande pode ser necessário fazer uma cicatriz em T invertido para excisar o excesso de pele e recolocar a aréola, podendo colocar-se, igualmente, a próteses mamárias.

A realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mastopexia ? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714116/7.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mastopexia e levantamento das mamas