Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Vício em “plásticas” pode indicar uma perturbação psicológica grave

Vício em “plásticas” pode indicar uma perturbação psicológica grave

Vício em “plásticas” pode indicar uma perturbação psicológica grave

Com um rosto angelical e cabelos loiros, curtos e despenteados, a talentosa atriz Meg Ryan, que atuou em filmes como “Cidade dos anjos” e “Você tem uma mensagem”, encantou milhares de fãs por todo o mundo com o seu talento e uma beleza estonteante. Mas durante a mais reconhecida entrega de prémios de teatro, os Tony Awards, o rosto da atriz chamou mais á atenção do que os próprios vencedores. Tudo devido a uma série de cirurgias plásticas que fez nos últimos anos, tornando as feições da atriz, de 54 anos, extremamente exageradas, com um rosto demasiado repuxado, lábios muito carnudos e bochechas salientes, dando-lhe um aspecto artificial. Sabia que o Vício em “plásticas” pode indicar uma perturbação psicológica grave?

Outras personalidades também surpreenderam, recentemente, pelo mesmo motivo. A atriz Renée Zellweger, eternizada no papel da jornalista Bridget Jones, não foi, inicialmente, reconhecida durante um evento realizado em 2014 por causa do excesso de procedimentos estéticos que fez no rosto.

Os casos de excessos cometidos por várias celebridades, assim como pelos não famosos, podem indicar um transtorno sério chamado de dismorfia corporal e que ocorre quando a pessoa tem uma imagem distorcida de si mesma e nunca se satisfaz com os tratamentos estéticos, por melhores que sejam os resultados. A pessoa pode recorrer a inúmeras plásticas e, mesmo assim, continuar a acreditar que precisa de melhorar algo no seu corpo.

Nestes casos o problema pode trazer o oposto do resultado que o paciente realmente deseja e, em vez de ganhar um rosto ou corpo mais belos e harmoniosos, pode obter uma aparência artificial e piorada. Além disso, a saúde pode ficar afetada, uma vez que cada procedimento comporta determinados riscos.

Para que não corra o risco de exagerar e se sinta maior segurança durante a intervenção estética, é recomendado que procure sempre um especialista credenciado pois este está preparado para fazer uma operação com menores riscos e orientar o paciente quando achar que o procedimento não trará benefícios estéticos. Os cirurgiões plásticos também estão aptos a alertar sobre uma possível dismorfia corporal e indicar um tratamento psicológico caso considere necessário.

É imprescindível que, se tiver interesse em fazer uma cirurgia plástica, preste atenção a tudo o que o medico lhe diz e siga à risca as suas orientações. Os especialistas têm um conhecimento profundo sobre proporção e harmonia corporal e sabem quando um procedimento solicitado deve ou não ser realizado. Quando o profissional é sério e responsável, pode inclusivamente negar-se a realizar um procedimento onde na sua avaliação verifique que a relação custo-benefício é desfavorável e pode causar tristeza, arrependimento ou mesmo resultados artificiais no paciente.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer Cirurgia Plástica? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Cirurgia Plásticavisite o nosso site www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Vício em “plásticas” pode indicar uma perturbação psicológica grave