Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Próteses mamárias e a sua colocação

Próteses mamárias e a sua colocação

Dia29 Faccia

A mamoplastia de aumento, conhecida também como a cirurgia de próteses da mama, está indicada em pacientes com mamas pequenas ou que, após amamentação, tiveram uma grande redução do volume mamário, sem que haja ptose/queda das mamas.

Durante algum tempo especulou-se que as próteses de silicone poderia trazer prejuízo à saúde da mulher (cancro da mama, doenças reumáticas, etc.). Após extensos estudos realizados nos Estados Unidos, ficou comprovada a inexistência destas relações.

As próteses da mama podem ser colocada através de 3 incisões diferentes:

  • periareolar volta da aréola);

  • submamária (no sulco da inframamário) ou

  • axilar (na axila).

A localização das próteses também pode ser em dois espaços diferentes: por baixo da glândula ou por baixo do músculo grande peitoral.

Cada método tem as suas vantagens e desvantagens, devendo a escolha ser feita em conjunto pelo médico e paciente, após discussão sobre os prós e contras de cada técnica.

A escolha da prótese ideal é feita na consulta médica, onde o cirurgião examina a paciente e escolhe a melhor prótese para produzir um melhor resultado para o aumento mamaria pretendido, e cada paciente é um caso único.

A mamoplastia de aumento está indicada para aumentar as mamas pequenas ou as mamas que sofreram atrofia ou diminuição após a gravidez, corrigir assimetrias mamarias e levantar as mamas (desde que não estejam muito flácidas)

A mamoplastia de aumento consiste na introdução de próteses de silicone que em geral são bem toleradas pelo organismo.

De acordo com a indicação e expectativa da paciente, escolhem-se os implantes mamários entre os diversos tamanhos e formas existentes no mercado.

A cirurgia de mamoplastia de aumento, na maior parte das vezes, é efectuada com anestesia local associada à sedação.

A cirurgia inicia-se com a realização de uma incisão, geralmente feita, na periferia da aréola, podendo ser feita também no sulco por baixo da mama (entre as mamas e o tórax), ou na axila, ficando na maioria das vezes escondida, dependendo das características genética de pele e cicatrização de cada paciente.

Em seguida levanta-se o tecido e faz-se uma cavidade onde é colocada a prótese.

Após a sutura, é feito o penso e colocado um soutien que deve ser usado, no mínimo 30 dias.

Na nossa experiência, a maior limitação ocorre nos primeiros quatro dias, na maioria dos casos; neste período recomenda evitar-se movimentos bruscos, permanecer em repouso, não levantar ou abrir muito os braços e não dormir de barriga para baixo.

É normal o aparecimento de inchaço e nódoas negras que desaparecem com o passar dos dias. Pode ocorrer uma perda temporária de sensibilidade na região.

Caso ocorra uma gravidez após a colocação da prótese, é perfeitamente possível amamentar e a não está prejudicada.

Este facto é importante para mulheres que pretendem ter filhos e rejeitam a idéia de efectuar uma cirurgia de aumento mamario por medo de perder a capacidade de amamentação.

É muito raro a ocorrência de complicações, desde que a paciente faça a medicação e siga as orientações dadas pelo médico.

Nalguns casos, pode haver um encapsulamento com contratura da prótese” (cápsula fibrosa que envolve a prótese) em consequência de uma cicatrização excessiva.

Isto provoca o endurecimento dos seios, que resulta num desconforto para o paciente. Para prevenir a contractura capsular está recomendado a realização de massagens especificas.

O resultado quanto à forma já é bastante evidente no pós-operatório.

Durante o primeiro mês, há uma redução do edema (inchaço) e a uma evolução da cicatrização.

Como toda cirurgia plástica, o resultado definitivo da mamoplastia de aumento se dá após os seis meses.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer Mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt

 

be a pal and share this would ya?
Próteses mamárias e a sua colocação