Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamas pequenas são a nova tendência?

Mamas pequenas são a nova tendência?

Até há pouco tempo atrás, as cirurgias plásticas mais comuns nos Estados Unidos eram a de implante mamário e a lipoaspiração.

Mas esse cenário parece estar a mudar, à medida que cada vez mais mulheres procuram os cirurgiões para reduzir o tamanho das suas mamas.

Dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética mostram que, em 2013, foram realizadas no país 112.838 cirurgias de redução da mama. Apesar destes números serem apenas um terço do número total das operações para aumentar as mamas, isso representa um aumento de 9% em relação ao ano anterior e de 157% se comparado a 1997.02

Algumas das celebridades que já reduziram as mamas incluem Victoria Beckham, Drew Barrymore e Queen Latifah.

Mas por que é que cada vez mais mulheres querem ter mamas mais pequenas?

Entre as principais razões citadas pelas pacientes estão a vergonha do corpo, os sulcos no ombro deixados pela alça do soutien, dificuldade em fazer fazer exercício físico e problemas na pele das mamas.

Já sob o ponto de vista médico, há razões diferentes pela crescente procura deste tipo de cirurgia: as mulheres alcançam a puberdade mais cedo, há maiores índices de obesidade e mulheres mais jovens expostas a estrogénios ambientais (hormonas absorvidas através do ar e da água), resultando em mamas maiores.

O procedimento de mamoplastia de redução também é recomendado quando uma mama é maior que a outra.

Também tem havido um crescente interesse na redução mamária entre mulheres jovens.

Pesquisas mostram que elementos estéticos e psicossociais – tais como a insatisfação com a imagem corporal, sintomas de ansiedade e depressão, baixa autoestima e isolamento – podem influenciar na decisão de reduzir o tamanho das mamas entre as mulheres mais jovens.

No entanto, com excepção de casos graves, como problemas físicos ou mentais, está indicado esperar até que a mulher atinja a maturidade para uma redução das mamas, pois as mulheres que se submeteram a esta cirurgia muito jovens podem ter de repetir o procedimento após alguns anos.

A mamoplastia de aumento continua a ser uma cirurgia muito popular, no entanto, o senso comum de quanto maior melhor parece estar a mudar, já que as mulheres estão a perceber que as mamas muito grandes começam a ser um peso para elas.

O que começa a ser aceite é que o tamanho das mamas não precisa de ser grande para ser bonito.

Os extremos não são atraentes e ser saudável é o ideal: ter um corpo proporcional é que é bonito!Crisalix_banner_250x250

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mamas pequenas são a nova tendência?