Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoescultura – A gordura usada como preenchimento

Lipoescultura – A gordura usada como preenchimento

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados por cirurgiões plásticos.

Mas, e a gordura retirada nessa cirurgia pode ser utilizada para preencher outras áreas do corpo?lipoaspiração

A chamada lipoescultura utiliza a gordura de outras regiões, após sofrer uma preparação especial, para esculpir regiões do corpo que precisam de preenchimento, como os glúteos, os sulcos da face, as mãos envelhecidas ou cicatrizes profundas.

Este enxerto de gordura do próprio paciente já é consagrado na medicina e pode utilizar-se a gordura em excesso do abdómen, das coxas, das costas, etc, para preencher as regiões que necessitam.

A região dos glúteos é a que mais frequentemente recebe o enxerto de gordura, mas também é muito utilizada para preencher os sulcos da face ou o dorso das mãos cujos sinais de envelhecimento se tornam evidentes com a idade, ou ainda, corrigir cicatrizes profundas em diversas regiões do corpo, ou malformações congénitas que causam assimetrias no corpo ou na face.

A principal vantagem de utilizar gordura do próprio paciente para preenchimento é que não há rejeição, já que o material de enxertia pertence ao próprio paciente.

A desvantagem é que uma parte da gordura enxertada é reabsorvida pelo organismo e não é possível prever qual será a taxa de absorção. Por isso, nalguns casos, torna-se necessário mais de uma intervenção para obter um resultado definitivo. Para reduzir a taxa de reabsorção, têm sido tentadas algumas técnicas, como a centrifugação da gordura, com resultados ainda não conclusivos, mas promissores, assim como a adição de factores de crescimento.

De qualquer forma, a cirurgia plástica que enxerta gordura do próprio paciente para preencher sulcos e depressões, deixa cirurgiões e pacientes esperançosos, pois promete esculpir o corpo sem o uso de materiais estranhos ao organismo.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoescultura – A gordura usada como preenchimento