Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rinoplastia – questões frequentes de quem está insatisfeito com o seu nariz!

Rinoplastia – questões frequentes de quem está insatisfeito com o seu nariz!

Rinoplastia – questões frequentes de quem está insatisfeito com o seu nariz!

A maioria de nós está insatisfeito com a forma do nariz, ou porque tem uma bossa, ou é muito grande ou muito largo. Além deste aspecto também pode existir dificuldade em respirar e dores de cabeça. Algumas destas situações podem ser corrigidas ou melhoradas com uma intervenção cirúrgica designada rinoplastia. Saiba as respostas para as questões mais frequentes sobre a Rinoplastia.

A rinoplastia deixa cicatrizes?

Nalguns casos, as cicatrizes poderão ficar escondidas dentro da cavidade nasal. Noutros podem ser necessárias incisões externas, mas por serem feitas em locais estratégicos, como a columela (faixa de tecido entre as narinas) ou as asas nasais, as cicatrizes ficam praticamente impercetíveis.

Alguns pacientes podem apresentar tendência para a formação de cicatrizes hipertróficas ou alargadas, facto que poderá ser avaliado pelo seu cirurgião plástico na consulta pré-cirúrgica. Pessoas com peles mais claras têm menos tendência para desenvolver este tipo de cicatrizes. No entanto, caso tenha dúvidas sobre o seu processo de cicatrização, fale com o seu cirurgião plástico pois existem vários tipos de recursos clínicos e cirúrgicos que permitem melhorar as cicatrizes inestéticas da rinoplastia.

Posso escolher a forma que eu quero para o meu futuro nariz?

Não. O seu cirurgião irá tentar criar um equilíbrio estético entre o seu nariz e a sua face para que a rinoplastia resulte na aparência mais natural possível. Certas características, como a qualidade da pele do nariz, também podem ter influência no resultado pretendido. Na consulta de avaliação o seu cirurgião plástico irá avaliar o seu nariz e irão, em conjunto, decidir qual é a melhor forma de atingir os seus objetivos.

Quando poderei ver os resultados definitivos?

Numa primeira fase irá notar algum inchaço e nódoas negras que irão diminuir gradualmente ao longo dos primeiros meses, desaparecendo totalmente depois de 6 meses a um ano. O tempo de recuperação varia de paciente para paciente, pelo que algumas pessoas podem atingir os resultados definitivos antes deste período enquanto outros podem ultrapassá-lo.

Qual é a duração dos resultados?

Após alguns anos, como em qualquer outra situação, poderão ocorrer algumas alterações morfológicas na região nasal decorrentes, por exemplo, do envelhecimento.

Quanto tempo demora a cirurgia?

Entre uma e duas horas. Tenha em atenção que este tempo não inclui o pré e o pós-operatório, sendo que deve seguir as indicações do seu cirurgião plástico e da sua equipa quanto a estes aspetos.

O meu nariz vai sangrar?

Nas primeiras 48h há a possibilidade de pequenos sangramentos. Esta situação é muito comum e não é motivo para preocupação. Caso considere que está a sangrar excessivamente, entre em contacto com o seu cirurgião plástico.

O pós-operatório é doloroso?

Raramente. A rinoplastia tem um pós-operatório geralmente confortável. O seu cirurgião plástico irá também prescrever-lhe medicamentos, nomeadamente antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, para que recupere de forma segura e confortável.

Em que posição devo dormir?

Nos primeiros dias deve dormir sempre com a cabeça ligeiramente elevada, usando duas ou três almofadas, e manter-se sempre com a face voltada para cima.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outras áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma rinoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre rinoplastia visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Rinoplastia – questões frequentes de quem está insatisfeito com o seu nariz!