Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração ou Abdominoplastia?

Lipoaspiração ou Abdominoplastia?

Homens e mulheres insatisfeitos com o contorno corporal da região do abdómen, consultam frequentemente cirurgiões plásticos com uma destas duas ideias fixas na cabeça: a de fazer uma abdominoplastia ou uma lipoaspiração.

No entanto, nem sempre o desejo do paciente corresponde às suas necessidades.

Lipoaspiração e abdominoplastia são cirurgias completamente diferentes, com propósitos diferentes, que podem ser usadas associadas ou não.

A lipoaspiração retira exclusivamente o excesso de gordura da região tratada, utilizando cânulas muito finas que extraem a gordura através de um aparelho de lipoaspiração.

Para isso, são realizadas pequenas incisões, de aproximadamente 0,5 cm para introdução das cânulas, sendo apenas essas as cicatrizes finais.shutterstock_3547777

Em contrapartida, não se retira pele e não há tratamento da flacidez, podendo em alguns casos, até piorá-la.

Desta forma, a lipoaspiração isolada está indicada em pacientes com gordura localizada, sem excesso de pele, e com o peso próximo do ideal.

A abdominoplastia, por sua vez, trata o excesso principalmente de pele da região do abdómen, retirando a gordura e pele que estão abaixo do umbigo e esticando a pele restante.

Para isso, é realizada uma cicatriz acima dos pelos púbicos, com um tamanho proporcional à quantidade de pele excisada.

Durante o procedimento, também são tratados os músculos abdominais que, em alguns casos, estão afastados devido às gestações prévias.

Assim, o paciente ideal para a realização de uma abdominoplastia é aquele que tem excesso de pele na região do abdómen, com muita flacidez e algum excesso de gordura apenas abaixo do umbigo.

Nos casos em que o paciente tem excesso de gordura nos flancos e culotes, a abdominoplastia não trata essas regiões, o que compromete o resultado final do procedimento, podendo associar-se a abdominoplastia com a lipoaspiração dessas regiões, a chamada lipoabdominoplastia.

Neste caso, o paciente trata a flacidez do abdómen e as gorduras localizadas na região, deixando como resultado final um contorno corporal harmonioso.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração ou Abdominoplastia?