Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Modelação corporal: lipoaspiração e lipoescultura

Modelação corporal: lipoaspiração e lipoescultura

A lipoaspiração consiste na remoção de gordura com a utilização de cânulas finas ligadas a um aparelho de aspiração.

Esta cirurgia está indicada para o tratamento de gorduras localizadas em qualquer região do corpo, como abdómen, o dorso, os flancos, a parte interna das coxas, os joelhos, os braços, o pescoço, entre outras.03

É compreensível que o paciente imagine que a lipoaspiração seja um tratamento da obesidade ou para perder peso, porém o objetivo aqui é melhorar o contorno corporal, e não apenas reduzir alguns quilos na balança.

A lipoaspiração e a lipoescultura são realizadas, normalmente sob anestesia local com sedação, mas sempre num centro cirúrgico co licenciamento para tal e na presença de um anestesista.

A cirurgia conhecida por lipoescultura constitui numa lipoaspiração associada a uma lipoenxertia, ou seja, a gordura retirada é processada e reutilizada como enxerto para o preenchimento de depressões (como, por exemplo, a porção lateral das pernas) ou até para aumento dos glúteos, onde a gordura é injetada dentro da camada muscular, constituindo uma ótima opção para o aprimoramento desta região.

Em todas as lipoaspirações é injectada uma solução anestésica com adrenalina e soro fisiológico na região a ser aspirada, facilitando a remoção das células de gordura e diminuindo o sangramento provocado pelo procedimento. Para denominar esta técnica, utilizamos a expressão técnica “lipoaspiração tumesceste”, popularizada pelo nome de “hidro-lipo”.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Modelação corporal: lipoaspiração e lipoescultura