Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração / Lipoescultura

Lipoaspiração / Lipoescultura

É grande o número de pessoas desconfortáveis com o excesso de gordura localizada, que se mantém irredutível mesmo com a prática de exercício físico e com uma dieta equilibrada.

Tendo como objectivo um resultado estético mais satisfatório, a lipoaspiração propõe delinear a silhueta, mas não é um procedimento indicado para a perda de peso ou uma solução para a obesidade.

Por isso, a lipoaspiração está recomendada em pacientes com peso normal, com boa consistência do tecido celular subcutâneo e com03 boa elasticidade na pele.

As partes do corpo recomendadas para a realização de lipoaspiração são: axilas, braços, quadris, coxas, culotes, abdómen, joelhos, dorso, pescoço e por baixo do queixo.

A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões cuidadosamente posicionadas no local onde há excesso de gordura.

Essa gordura é aspirada através de cânulas de diferentes espessuras e tamanhos, ligadas a um aspirador a vácuo ou a uma seringa, visando refinar o contorno da região.

O resultado é um contorno corporal mais suave e proporcionado, com cicatrizes praticamente imperceptíveis.

A anestesia na lipoapiração depende do volume de gordura a ser retirada e da área a ser operada.

Pode ser local, local com sedação, ou geral.

O tempo de internamento varia entre 12 a 24 horas, conforme a extensão da lipoaspiração ou na maioria dos casos pode ser feita sem internamento.

Deve respeitar-se um limite de gordura retirada, que varia entre 5 a 7% do peso corporal, não se estendendo além de 40% de área de superfície corporal.

A lipoescultura consiste em retirar gordura das áreas com excesso e enxerto da mesma numa área receptora, como nos glúteos, por exemplo.

A cirurgia causa desconforto, por isso, é comum a prescrição de analgésicos.

No pós-operatório deverá fazer repouso relativo durante os primeiros cinco dias após a cirurgia.

É imprescindível usar uma cinta compressiva durante o primeiro mês, para que a compressão seja mantida e seja reduzido o edema (inchaço).
A exposição ao sol só é permitida após 30 dias, de forma gradual e com o uso de protector solar.

É fundamental fazer sessões de drenagem linfática pós-operatória para diminuir o edema e evitar o aparecimento de fibroses (cicatrizes internas) nas áreas aspiradas.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração / Lipoescultura