Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia Plástica – Cuidados pré e pós operatórios

Cirurgia Plástica – Cuidados pré e pós operatórios

A eficácia de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planeamento cirúrgico.

A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório têm demonstrado ser um factor preventivo de possíveis complicações, garantindo um resultado estético mais satisfatório e rápido.04

O corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar.

O sistema imunitário fica abalado e a circulação sanguínea precisa de trabalhar o dobro.

A cicatrização e a eliminação de líquidos consomem uma energia muito grande do paciente. Por este motivo é importante seguir as orientações do médico no pré e pós-operatório.

Todo cuidado é pouco quando se trata de cirurgia plástica e estética.

Alguns pacientes sentem que estão recuperados e prontos para realizar diversas actividades, mas, antes de qualquer iniciativa, o paciente deve consultar o cirurgião plástico e estético para definir quando deve ou não voltar à vida normal.

Alguns cuidados importantes a ter em consideração no pré-operatório são:

Jejum: antes de qualquer cirurgia o paciente deve manter jejum durante 6 horas, após uma refeição leve.

Pausa no cigarro: elimine o cigarro da sua rotina durante 30 dias. A nicotina irrita o pulmão e prejudica a oxigenação do sangue. O cigarro dificulta a cicatrização da cirurgia e aumenta o risco de trombose e embolia pulmonar.

Medicamentos: suspenda o uso de medicamentos que contenham AAS(ácido acetilsalicílico), como a aspirina, medicamentos à base de vasodilatadores e todos os que fazem o sangue ficar mais liquido. Eles aumentam o sangramento durante o procedimento. Sempre que tiver uma cirurgia agendada e optar por tomar uma medicação que não é do conhecimento do seu cirurgião, o mais correcto é entrar em contacto com ele ou com a sua equipa para saber se não há interferência. A arnica, por exemplo, pode aumentar o sangramento na sua cirurgia.


Após a cirurgia plástica é hora de cuidar do pós-operatório e tudo deve ser seguido à risca para evitar abertura ou alargamento das cicatrizes, inflamações, inchaços e outras complicações. São eles:

Higiene: o primeiro banho deve ser morno e com um banco sempre por perto. As tonturas são muito comuns no primeiro dia. Geralmente acontecem náuseas, que são por causa da baixa da pressão. Quando isso acontecer, fique em repouso sentada ou deitada por cerca de 5 minutos até melhorar.

Pensos: eles devem ser realizados conforme as instruções do seu médico. As cicatrizes devem ser lavadas com água e espuma do sabonete.

Exercícios: a cicatriz leva pelo menos 45 dias para ter uma força razoável e deve evitar movimentos que aumentem a tensão na cicatriz.

Drenagem linfática : existem alguns tratamentos estéticos que podem auxiliar na recuperação e ajudar o organismo nas suas funções, acelerando os resultados. Um deles é a drenagem linfática, massagem que auxilia o organismo na eliminação de líquidos e evita o aparecimento de fibroses. Ela é muito indicada em pós- operatórios de abdominoplastia e lipoaspiração.

Orientações médicas: siga todas as instruções de seu cirurgião sobre o pós-operatório. Assim você poderá evitar uma série de riscos à sua própria saúde, além de que os resultados serão muito mais satisfatórios.

A realização de todo o tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos estéticos, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma Cirurgia Plástica? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cirurgia Plástica – Cuidados pré e pós operatórios