Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Perguntas frequentes sobre Mamoplastia de Aumento

Perguntas frequentes sobre Mamoplastia de Aumento

02Ouvi dizer que algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis. É verdade?

Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência poderá ser avaliada, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe são feitas uma série de perguntas sobre sua história clínica e aspecto de eventuais cicatrizes existentes. Geralmente, pessoas de pele clara não tendem a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto, entretanto, não é uma regra absoluta.

Existe correção para as cicatrizes hipertróficas e quelóides?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos permitem-nos melhorar, no momento adequado, as cicatrizes patológicas (cicatrizes hipertróficas e quelóides). Estas não devem ser confundidas, entretanto, com aquelas do período mediato da evolução natural das cicatrizes. Qualquer dúvida a respeito da evolução cicatricial deverá ser esclarecida com o seu cirurgião, que fará a avaliação do estado em que se encontra a cicatriz.

Como ficarão as minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?

As mamas terão o seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma. Existem próteses de várias dimensões, podendo-se escolher o volume mais adequado para que exista harmonia entre as mamas e o seu tórax.

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?

Apesar de o resultado imediato ser bom, somente com o período tardio (vide tópico “pós-operatório”) as mamas atingirão sua forma definitiva. Resultados definitivos devem ser considerados após 12 meses da cirurgia, pelo menos.

Qual o tipo de maiô poderei usar após a cirurgia?Crisalix_banner_250x250

Qualquer tipo de maiô, de uma ou duas peças, desde que a peça superior não fique apertada. Após o amadurecimento das cicatrizes, os maiôs poderão ser mais “generosos” ao seu critério.

No caso de uma nova gravidez, o resultado permanecerá ou ficará prejudicado?

O seu médico ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado.

O pós-operatório desta cirúrgica é doloroso?

Geralmente não. Uma mamoplastia de aumento de evolução normal não deve apresentar dor, desde que sejam obedecidas as orientações pós-operatórias, principalmente as relativas à movimentação dos braços. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésicos receitados por seu médico.

Há perigo nesta operação?

Raramente a mamoplastia de aumento traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos adequados. O perigo não é maior e nem menor do que o existente em qualquer outra cirurgia eletiva ou mesmo em uma viagem de avião ou de automóvel ou até no simples atravessar de uma rua. Todos os cuidados são tomados para que haja o máximo de segurança para o paciente.

Qual é a evolução pós-operatória?

Conforme esclarecido nos tópicos “cicatrizes” e “pós-operatório”, você não deve se esquecer de que, até que o resultado almejado seja atingido, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. Entretanto, poderá lhe ocorrer alguma preocupação no sentido de “desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto”. Seja paciente, pois seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos intermediários que, infalivelmente, chamarão a atenção de alguma de suas amigas que não se furtará à observação: “será que isto vai desaparecer mesmo?”. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico, que lhe dará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.

Quando poderei retornar aos meus exercícios?

Depende do tipo de exercícios. Aqueles relativos aos membros inferiores poderão ser reiniciados entre 10 a 15 dias, evitando-se o “alto impacto”. Os exercícios que envolvam o tórax geralmente devem aguardar pelo menos 60 dias.

O que vem a ser o endurecimento das mamas (retração ou contratura da cápsula)?

É uma retração exagerada da cápsula fibrosa que, normalmente, forma-se em torno da prótese. Essa retração exagerada pode levar a endurecimento, deformidade e dor na região das mamas. Caso isso ocorra, as próteses poderão ser retiradas através das mesmas cicatrizes e, em conjunto, o cirurgião e a paciente poderão ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de outras próteses em um diferente plano ou outra conduta que melhor se adapte ao caso. A retração da cápsula nunca reflete imperícia do cirurgião, mas sim um comportamento reacional atípico do organismo das pacientes em resposta à presença das próteses de silicone. Não cabe ao cirurgião qualquer responsabilidade com gastos futuros de reintervenções que porventura sejam necessárias em decorrência de retrações capsulares, endurecimento das mamas e rupturas tardias das próteses. Atualmente, o número de retrações de cápsula diminuiu bastante, devido ao advento de próteses mais modernas e de melhor qualidade.

Quando é preciso trocar as próteses?

Embora tenha sido relatada a recomendação da troca das próteses mamárias a cada 10 anos, não existe obrigatoriedade. Porém, a troca torna-se necessária nos casos de ruptura, deformidades morfológicas, encapsulamento severo, infecção ou desenvolvimento de doenças mamárias incompatíveis com a sua permanência. O controle médico e mamográfico rigorosos irão detectar estas alterações, indicando a troca.

Qual é a evolução a longo prazo?

Alguns fatores como idade, variação do peso corporal, qualidade da pele, influências hormonais, gravidez, lactação e substituição adiposa das glândulas mamárias interferem de forma incisiva nas mamas, independentemente de terem sido ou não operadas. Com as alterações resultantes da ação desse fatores sobre as mamas, nova cirurgia poderá ser indicada no futuro. Desse modo, existe a possibilidade de se trocarem as próteses por outras de maior ou menor volume e de serem remodelados os tecidos mamários que recobrem as próteses, caso haja algum grau de ptose (queda).

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Perguntas frequentes sobre Mamoplastia de Aumento