Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Top 10 mitos sobre lipoaspiração

Top 10 mitos sobre lipoaspiração

Há muitos mitos sobre a lipoaspiração, basta fazer uma pequena pesquisa nos vários sites ou fóruns de cirurgia plástica e estética, consultar a comunicação social ou ter em atenção as conversas entre amigos e é fácil encontrarem-se muitas opiniões e afirmações que na maior parte dos casos estão erradas e não correspondem à realidade.

As pessoas em geral pensam que a lipoaspiração faz coisas que não faz (como por exemplo evitar o ganho de peso ou livrar-se da celulite).Captura de ecrã 2016-01-22, às 10.51.27

Estas idéias erradas podem levar a grandes decepções quando os resultados que se obtêm depois não correspondem ao que a pessoa esperava.

Apesar da existência de grande número de mitos a lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados em todo o mundo.

Vejamos os 10 principais mitos sobre a lipoaspiração:

  1. A lipoaspiração não é uma cirurgia.

Pode ficar-se com a ideia que a lipoaspiração não é cirurgia “real”, porque as incisões são muito pequenas e por vezes nem precisam de pontos.

No entanto, existe ainda um grande quantidade acções que decorrem debaixo da pele.

Nem todas as pessoas responde bem e da mesma maneira à anestesia local ou geral. A lipoaspiração tumescente (o tipo mais comum de lipo) envolve a injecção de grandes quantidades de líquido no corpo que pode ter consequências inesperadas.

O processo de aspiração de gordura requer a interrupção significativa do tecido envolvido e o corpo pode ter efeitos adversos durante o processo de cura.

Esta é uma cirurgia séria e deve ser tratado como tal.

  1. A lipo é uma boa maneira de se livrar do excesso de peso.

Na verdade, a lipo não é uma técnica eficaz de perda de peso.

O número de quilos de gordura que pode ser seguramente lipoaspirado é muito modesto. Quanto mais gordura se remove, maior o risco de complicações graves.

A lipo só está indicada para a remoção de áreas localizadas de gordura que não respondem às tentativas de perda de peso.

  1. Depois de ficar sem gordura, ela não vai voltar!

Isto está apenas em parte errado.

As células de gordura que são removidos durante a lipoaspiração não são regeneradas. No entanto, ainda existem muitas células de gordura e estas células podem aumentar de tamanho o que se pode traduzir num ganho de peso.

Dai que para se manter o resultado obtido com uma lipoaspiração seja essencial que siga um regime alimentar e um esquema de exercicio fisico constante e mantido.

  1. A lipoaspiração é sempre um procedimento de ambulatório.

Nem todos os paciente necessitam de uma anestesia geral. No entanto, isto é determinado caso a caso.

Quanto menos gordura se remover, menos provável é que necessite de ficar internado (a).

  1. A lipoaspiração é um bom substituto para elevar o peito.

Neste momento, não há evidência de que a lipoaspiração consiga o tipo de endurecimento necessário para originar uma diferença substancial na aparência das mamas caídas.

Algum endurecimento da pele pode ocorrer, mas isso não é garantido, e é susceptível de ser limitado.

Uma paciente com um grau de flacidez das mamas que faça dela uma candidata à realização de uma mamoplastia de aumento ou de uma mastopexia, provavelmente, não verá uma melhoria satisfatória com a realização de uma lipoaspiração. Isso porque flacidez da pele e a perda de tónus do tecido conjuntivo não está relacionado com a presença de tecido adiposo em excesso nos seios (seios de todos os tamanhos podem cair com a idade).

  1. Eu posso voltar a trabalhar após 2 dias depois de ter feito uma lipo.

Enquanto alguns pacientes podem voltar a trabalhar passados 2 a 3 dias

por terem trabalhos mais sedentários, outros necessitam de mais tempo, mas isso relacionamento directamente com a extensão do tratamento e com a quantidade de tido adiposo removido.

  1. A lipo é só para mulheres.

Na verdade, a lipoaspiração está entre os cinco procedimentos estéticos mais realizado no sexo masculino nos E.U.A. (de acordo com ASPS, 24.000 homens efectuaram lipo em 2010). As localizações mais frequentes no sexo masculino são os flancos, o pescoço, o peito e o abdómen.

  1. A lipoaspiração faz desaparecer a celulite.

Infelizmente, não há “cura” para a celulite.

A gordura que está logo abaixo da pele é o que provoca o aparecimento de celulite. Estas células de gordura estão entre as fibras de tecido conjuntivo o que as tornam praticamente impossível de remover sem causar danos irreversíveis na pele.

  1. Com a lipoaspiração a minha pele vai ter uma aparência melhor.

Nos casos com bons resultados, lipoaspiração vai suavizar os contornos do corpo. No entanto, a textura final da área tratada tem muito a ver com a elasticidade da pele.

Alguns pacientes acabam com resultados não tão bons como outros. Certas imperfeições da pele como cicatrizes e estrias podem parecer um pouco menores, mas isso é muito variável.

  1. Os ultra-sons e lipo a laser assistida são mais eficazes do que a lipoaspiração regular.

Até o momento não existem estudos multicêntricos comparativos que demonstrem que estas técnicas são superiores a uma lipoaspiração tumescente.

A realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7. Para mais informações sobre lipoaspiração visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Top 10 mitos sobre lipoaspiração