Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rinoplastia estética e respiração

Rinoplastia estética e respiração

É muito importante que o cirurgião faça um exame minucioso para executar o planeamento cirúrgico e demonstrar claramente ao paciente os benefícios e as limitações da realização de uma rinoplastia. Esta regra ainda é mais verdade se for o caso de uma rinoplastia secundária.

O cirurgião escolhido para realizar a rinoplastia secundária tem que ter muita experiência na realização de rinoplastias e de rinoplastia secundárias.02

Deve utilizar as técnicas mais avançadas e mais elaboradas para conseguir um melhor resultado, mas o paciente tem que se lembrar que a cirurgia será realizada em estruturas já abordadas cirurgicamente e, por isso, sem as condições ideais da rino primária.

A realização de uma segunda rinoplastia depende do grau de insatisfação do paciente. Se o mesmo estiver muito insatisfeito, deve fazer a cirurgia, lembrando-se sempre que não há um nariz perfeito e que a cirurgia não vai atingir a perfeição.

Se a perturbação for pequena, deve repensar muito sobre o desejo de realizar uma nova cirurgia, pois a perfeição não existe e muito menos na rinoplastia secundária.

O número e consultas antes de realizar a sua cirurgia é o que achar suficiente para ficar completamente esclarecido e sem dúvidas alguns e com uma imagem correcta e objectiva dos possíveis resultados que poderão ser obtidos.

É fundamental para o sucesso e a satisfação tanto do paciente como do cirurgião que o nervosismo existente por parte dos pacientes nas consultas e o seu grande desejo de obter um nariz perfeito, não atrapalham o entendimento, por parte do cirurgião, e a destreza necessária para executar a rinoplastia.

Por vezes os pacientes estão muito nervosos e vêm com a ideia de obter narizes iguais a este ou a aquele actor ou actriz. É necessário ter a noção que sonhar com um nariz que não está dentro dos padrões estéticos da harmonia da sua face pode não ser uma boa opção e pode resultar num desastre.

Também deve ter a noção que todo procedimento cirúrgico envolve riscos anestésicos e cirúrgicos.

Após a realização da sua rinoplastia é muito importante conversar, esperar e acreditar na credibilidade do cirurgião e entender que alguns pontos abaixo indicados podem trazer angústias e insatisfações momentâneas, sem necessidade, durante o período do pós-operatório. Há que saber esperar e dar tempo ao tempo.

São elas:

  • Ansiedade de ver resultado muito rápido: Não esperem obter um resultado nos primeiros meses após a cirurgia. Os pacientes que passam todo o dia a olhar para o espelho e a medir cada milímetro do nariz não irão ficar satisfeitos com nenhum resultado, pois nenhum nariz é simetricamente perfeito e nem desincha de um dia para o outro. Portanto faça a sua cirurgia, acredite no profissional que escolheu e espere o tempo necessário para ver o resultado final.

Entendemos a ansiedade e o nervosismo que a realização de uma cirurgia ao nariz possa envolver, contudo como é uma das cirurgias mais complexas e mais demorada para obter o resultado final (que nunca aparece antes de 1 ano) é necessário saber gerir as expectativas e ter calma.

Passado um ano o médico já pode ter uma noção de como estão as estruturas nasais e já dá para perceber como o nariz vai ficar.

Mas devemos lembrar que o resultado final demora anos e que se um paciente vir uma foto de 2, 3, 5 anos após a cirurgia em todos estes momentos o nariz estará diferente; a cada ano o nariz estará menos inchado e vai ficando com formas mais naturais.

– Traumatismo no nariz após a cirurgia: É muito importante não no penso ou tala em hipótese nenhuma; somente os médicos podem mexer na tala, apertar o nariz ou tentar descolar a tala antes da altura indicada. Esta atitude, se for realizada pelo paciente, vai com certeza prejudicar o resultado, podendo causar deslocamentos milimétricos dos enxertos posicionados na cirurgia, além de causar depressões e irregularidade no resultado final.

– Respeitar o tempo de repouso e recuperação

Respeitar o tempo de repouso recomendado pelo médico no pós-operatório para ir a lugares públicos, discotecas, espetáculos, etc. é muito importante para não provocar traumatismos e deslocamentos dos enxertos. Um leve toque no simples cumprimento de beijos pode deslocar os enxertos e causar graves danos.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Rinoplastia estética e respiração