Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Riscos da lipoaspiração e lipomodelação

Riscos da lipoaspiração e lipomodelação

Para quem pretende efectuar uma lipoaspiração ou uma lipomodelação corporal é normal que tenha receios e medos relacionados com os riscos que irá correr por se ir submeter a um procedimento que não tem uma necessidade objectiva e que tem a ver apenas com questões estéticas.

Realmente é muito arriscado? A estética é um luxo que nos faz perder a noção do perigo?

Vejamos alguns dados para que tirem as suas próprias conclusões.Cirurgia Plástica gemeos

Nos EUA é a cirurgia plástica mais realizada, em 2013 foram submetidos a lipo363.912 pacientes, entre homens e mulheres, tendo a maioria entre 35 a 50 anos. (dados da ASAPS* 2013).

No final dos anos 90 (1994-1998), a mortalidade neste tipo de cirurgia era de 0,0191%, ou seja um caso em cada 5224 cirurgias, e já nessa altura era considerado um procedimento seguro.

Após algumas campanhas e cuidados, em 2000 a mortalidade caiu para 0,002%, ou seja um caso de morte em cada 47.415 pacientes operados.

Ao comparar esses dados com outros riscos, podemos ter uma noção mais palpável para interpreta-los. Em 2012 nos EUA a probabilidade de morrer num acidente de carroera de 0,0148%. E caso estivesse envolvido em qualquer acidente de carro, as possibilidades de morte eram de 1,53%.

Um risco relativamente mais alto do que os de lipoaspiração, e ninguém deixa de andar de carro lá por ter risco.

Apesar de todos os dados, ainda sabemos que existem riscos que nunca serão nulos, e o que devemos fazer é tentar minimizar a possibilidade de ocorrerem.

1) Atenção a cada pessoa que queira efectuar uma lipoaspiração: boa saúde, efectuar exames pré-operatórios, eventual observação por cardiologista, de preferência que não esteja a fazer nenhuma droga (lícita ou ilícita).

2) Escolher um bom profissional: Faça lipo apenas com um cirurgião plástico (pesquise no site www.spcpre.org.pt).

3) Condições favoráveis: Escolha um bom hospital ou uma boa clínica que tenham equipamentos para qualquer emergênciae tente não fazer muitos procedimentos na mesma cirurgia; quanto maior a cirurgia maior o risco de trombose venosa.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

 

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

Para mais informações sobre lipoaspiração visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Riscos da lipoaspiração e lipomodelação