Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Métodos de preenchimento – enxerto adiposo e ácido hialurónico

Métodos de preenchimento – enxerto adiposo e ácido hialurónico

O passar dos anos, juntamente com a acção muscular e a lei da gravidade, faz com que a pele fique mais áspera, mais fina e com menos turgor e elasticidade, o que leva à formação de rugas e vincos na face.

O preenchimento cutâneo é a técnica mais recomendada para atenuar o problema, uma vez que suaviza as rugas e proporciona ao paciente um aspecto mais jovem.

A sua execução é simples, pois consiste na injeção de produtos nos sulcos e nas rugas da face.Lábios

Actua em regiões onde a acção muscular não pode ser tratada com a toxina botulínica (sulco que vai do nariz ao canto da boca) e também está indicado como uma técnica complementar à toxina botulínica quando os vincos de expressão são antigos e marcam excessivamente a pele.

São vários os produtos usados nos preenchimentos, contudo o mais recomendado é o ácido hialurónico, substância natural que cria uma matriz elastoviscosa e hidratante, a qual envolve as células, adicionando volume ao tecido e moldando os contornos da face para o nível de correção desejado.
A faixa etária dos pacientes que fazem preenchimentos com ácido hialurónico para conservação da estética facial é bastante alargada.

A correcção é temporária, pois o ácido hialurónico dissolve-se com o tempo, sendo necessária uma nova aplicação.

Os efeitos colaterais (vermelhidão, inchaço e pouquíssimo desconforto) são raros, mínimos e transitórios.

Após a aplicação de ácido hialurónico deve evitar tocar a área tratada durante 6 horas.

Após este período pode utilizar maquilhagem leve e lavar a área suavemente com água e sabão neutro.

O paciente pode voltar imediatamente às actividades normais após a aplicação de acido hialurónico, mas no dia da aplicação deve evitar tarefas pesadas.

Não é recomendado expor a área tratada ao calor ou frio intenso até que o inchaço e a vermelhidão, que duram no máximo dois dias, desapareçam.

O edema dos lábios pode ser mais demorado (até uma semana) e dar a impressão de estarem desnivelados, mas isso não significa que este seja o resultado final.

O uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico pode causar sangramento no local da injeção.

O enxerto adiposo está indicado em casos de rugas e marcas com depressão mais acentuada, como o sulco nasogeniano (vinco que vai da lateral do nariz ao canto da boca).

O material usado é a gordura do próprio paciente,que é retirada de outro local.

Não há contra-indicações e a aplicação da gordura dá-se após a realização de uma lipoaspiração, onde a gordura é retirada de determinada região do organismo, processada e injectada onde é necessária.

Pode haver absorção até 40% do material injectado.

O paciente deve evitar expor-se ao sol durante um mês, aproximadamente.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Métodos de preenchimento – enxerto adiposo e ácido hialurónico