Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mitos e verdades sobre mamoplastia de redução

Mitos e verdades sobre mamoplastia de redução

A cirurgia plástica nas mamas tem o objetivo de restaurar o padrão jovial e gracioso da mama.

Quando a mama ultrapassa os limites definidos no tórax, causando grande desconforto à paciente, tanto físico como emocional, está indicado a realização da cirurgia de mamoplastia de redução.

Além disso, as mamas muito volumosas podem causar problemas posturais e até mesmo dermatológicos, como micoses e dermatitemastopexia - faccias.

Na cirurgia de redução das mamas retira-se parte do tecido glandular, gordura e pele em excesso e, quanto a paciente também apresenta ptose mamária, faz-se o levantamento e remodelação das mama.

São utilizadas diversas técnicas para redução mamária e mastopexia, sendo a escolha da melhor técnica efectuada por um especialista.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a mamoplastia de redução.

  1. O procedimento não deixa cicatrizes –MITO

As cicatrizes resultantes da cirurgia vão depender da quantidade de pele a retirar.

Normalmente, a cicatriz final é ao redor da aréola, descendo até o sulco e no próprio sulco tendo várias extensões (forma de T invertido).

  1. A mamoplastia de redução pode ser feita em qualquer idade MITO

A cirurgia para redução das mamas só deve ser realizada após a formação completa das mamas, que ocorre por volta dos 18 anos de idade, mas pode variar consoante cada paciente.

O momento ideal deve ser indicado por um médico.

  1. O resultado da cirurgia é definitivo MITO

As mamas operadas continuam a sofrer os efeitos do tempo e da gravidade, portanto, o resultado da cirurgia não é para a vida toda. Se a paciente perder ou ganhar muito peso após a cirurgia, a mama sofrerá também as consequências dessa variação ponderal, podendo aumentar novamente ou cair pela flacidez de pele causada pelo emagrecimento.

Com a idade, a pele também fica mais flácida e há uma ptose natural das mamas, mesmo as mamas operadas.

  1. A cirurgia de redução de mamas pode ser realizada em pacientes com seios flácidos VERDADE

A mamoplastia de redução pode ser associada à mastopexia, quando além de reduzir o tamanho, o cirurgião também levanta as mamas caídas.

  1. A cirurgia das mamas não pode ser realizada logo após a gravidez VERDADE

A mamoplastia de redução não pode ser realizada enquanto as hormonas da gravidez estão a circular no corpo da mulher, pois essas hormonas interferem no tamanho e forma das mamas.

Além disso, há um risco aumentado para a saúde da paciente em realizar qualquer cirurgia nessas condições.

Em geral, três meses a um ano é o tempo necessário para normalização das alterações causadas pela gestação, pelo que a mamoplastia de redução só deverá ser realizada após este periodo.

  1. Não pode apanhar sol logo após a cirurgia VERDADE

A exposição solar deve ser evitada no período de cicatrização, pois podem ocorrer manchas e alterações de cor na cicatriz pela alteração na produção de melanina ocasionada pelo sol.

O tempo em que a exposição ao sol deve ser evitada deve ser orientado pelo cirurgião.

  1. A cirurgia da mama pode alterar a sensibilidade do mamilo VERDADE

Apesar de raro, a cirurgia nas mamas pode reduzir a sensibilidade ao toque nos mamilos.

Na grande maioria dos pacientes, essa condição é transitória e a sensibilidade volta ao normal após alguns meses.

  1. A mamoplastia de redução pode interferir com a amamentação VERDADE

Mesmo também sendo raro, algumas pacientes têm dificuldade em amamentar após a realização de uma mamoplastia de redução. Isso acontece porque se retira parte da glândula mamária e ocorrem alterações cicatriciais nos ductos mamários.

  1. O médico consegue dizer com precisão qual o tamanho do soutien que a paciente usará após a cirurgia MITO

O cirurgião consegue estimar o futuro tamanho da mama, mas o tamanho do soutien varia também em relação ao tórax e não pode ser escolhido com precisão antes da cirurgia.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mitos e verdades sobre mamoplastia de redução