Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia de redução mamária

Cirurgia de redução mamária

A cirurgia de redução mamária ou mamoplastia de redução é uma das cirurgias plásticas mais frequentes estando indicada para melhorar o aspecto estético das mamas, para o tratamento profilático de certas doenças e para a prevenção de problemas causados por mamas muito volumosas (em especial as dores nas costas).

A duração da cirurgia de redução mamária é cerca de 2,5 horas e o internamento cerca de 12 horas.02

Normalmente a paciente tem alta por volta de 12 horas após a cirurgia e deve voltar à clinica entre 24 ou 48 horas para realizar o primeiro penso e eventualmente retirar os drenos.

O uso do sutien cirúrgico é obrigatório e ininterrupto por, pelo menos, 30 dias.

Durante as primeiras duas semanas a paciente deve fazer repouso com os braços, isto é, deve levantar e movimentar o mínimo possível os braços mas na maior dos casos ja pode conduzir.

Pelo 15.º dia já não tem nenhum ponto e então já pode efectuar movimentos mais amplos com os braços e já pode movimentar-se com um pouco mais de liberdade, mas ainda sem levantá-los e sem fazer movimentos extensos.

Ao fim de 1 mês já são permitidos todos os movimentos com os braços mas a paciente deve evitar fazer alongamentos que forcem a cicatriz e movimentos bruscos, contudo já pode iniciar os exercícios físicos.

As cicatrizes da cirurgia de mamoplastia de redução variam de acordo com o tamanho das mamas a serem reduzidas e podem ter o formato de “T”, de “L”, de “I”, ou ainda ser apenas periareolar (ao redor da aréola).

A cicatrização vai ocorrer ao longo dos três períodos habituais, a saber:

  • Até o 30º dia, o corte apresenta bom aspecto, podendo ocorrer discreta reação aos pontos ou aos curativos.
  • Do 30º dia ao 12º mês haverá um espessamento natural da cicatriz e uma mudança na sua coloração, passando do vermelho para o marrom, para, em seguida, começar a clarear. Por ser o período menos favorável da evolução cicatricial, é também o que mais preocupa às pacientes. Todavia, ele é temporário, bem como varia de pessoa a pessoa.
  • Do 12º ao 18º mês, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos espessa até atingir seu aspecto definitivo.

Qualquer avaliação do resultado definitivo de uma cirurgia às mamas só deverá ser efectuada após 18 meses.

Com a cirurgia de mamoplastia de redução, não só as mamas têm o seu volume reduzido, como podem ser melhoradas a sua consistência e a sua forma, sempre tendo em atenção à harmonia corporal, como um todo. Portanto, de igual maneira como ocorreu com o processo de cicatrização, também as “novas mamas” vão passar por períodos evolutivos, que são os seguintes:

  • Até o 30.º dia a sua forma está aquém do desejado; apesar de já apresentar um melhor aspecto; é comum a ocorrência de edema (inchaço).
  • Do 30.º dia ao 8 º mês continua a evolução para a forma definitiva, não sendo raros os casos de insensibilidade ou de hipersensibilidade do mamilo; pode ainda ocorrer edema (inchaço).
  • Do 8.º ao 18 º mês é o período no qual a mama vai atingir o seu aspecto definitivo, no que diz respeito à cicatriz, forma, consistência, volume e sensibilidade.

No resultado final tem grande importância o grau de elasticidade da pele das mamas e o volume final obtido, já que o equilíbrio entre ambos é variável de caso a caso.

Cada organismo reage de maneira diferente. Assim, a grande maioria dos pacientes atingem um resultado ideal, enquanto outros(as) podem apresentar resultados menos satisfatórios, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com o maior zelo, perícia e cautela.

A realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de redução? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7. Para mais informações sobre mamoplastia de redução visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cirurgia de redução mamária