Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rinoplastia – Quando se obtém o resultado definitivo?

Rinoplastia – Quando se obtém o resultado definitivo?

O nariz é fundamental para a harmonia e a beleza do rosto e as alterações na sua forma podem originar desequilíbrios nas várias unidades estéticas da face.

A rinoplastia permite corrigir essas desproporções do nariz.

É importante que haja diálogo entre o cirurgião estético e o paciente, para que se avaliem todas as possibilidades e se determine o03 tipo de nariz que combina com o rosto do paciente.

A cirurgia plástica do nariz está indicada a partir dos 16 anos de idade, pois antes disso o nariz ainda está em fase de crescimento.

Este tipo de intervenção não deixa cicatrizes evidentes.

Durante a cirurgia, os ossos e a cartilagem são “esculpidos” de acordo com as características anatómicas de cada paciente com o objectivo de melhorar a harmonia facial.

Pode ser necessário utilizar enxertos de cartilagem, retirados do próprio nariz, das costelas ou das orelhas, para corrigir as alterações de contorno e fortalecer o esqueleto existente.

O resultado é um nariz mais delicado, preservando a função respiratória.

A rinoplastia mais completa consiste na remoção da saliência óssea do dorso nasal, “afinamento” e levantamento da ponta e estreitamento lateral, realizado através de incisões localizadas dentro das narinas.

O tempo de internamento varia de acordo com a anestesia, que pode ser geral ou local associada a sedação.

É habitual usar uma tala feita com material sólido, termomoldável, utilizado para manter os ossos nasais e as cartilagens na posição desejada durante 7 a 14 dias. No caso de abordagem do septo é utilizado um tamponamento intranasal durante 24 a 72 horas.

Após uma rinoplastia deverá dormir com a cabeça ligeiramente elevada, evitando deitar-se sobre o nariz.

Para diminuir o inchaço pode aplicar-se localmente compressas geladas.

O resultado definitivo da rinoplastia é obtido após seis meses a um ano.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Rinoplastia – Quando se obtém o resultado definitivo?