Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Está a pensar fazer uma lipoaspiração?

Está a pensar fazer uma lipoaspiração?

Perder peso é o desejo de muitas pessoas.

Na maioria dos casos, essa vontade está associada a uma questão estética, o que leva à procura de soluções rápidas e algumas desilusões. Por exemplo, o de acreditar que a realização de uma lipoaspiração vai resolver esse problema.

Esta ideia está errada.

Portanto, pense bem antes de agendar uma consulta com um cirurgião plástico e estético se o que quer é perder peso.01

Perder peso é a motivação errada para se submeter a cirurgia estética.

O objetivo de uma lipoaspiração não é promover o emagrecimento, mas sim melhorar o contorno corporal.

A lipoaspiração é realizada para eliminar as gorduras localizadas mais frequentes como por exemplo na barriga, nos flancos e nas ancas.

Outra ideia que também é errada , é a de que todas as pessoas podem fazer uma lipoaspiração.

A verdade é que a lipoaspiração não pode ser efectuada em todas as pessoas.

É por isso que, antes de se decidir a efectuar uma lipoaspiração deve ter uma consulta com um especialista de cirurgia plástica e estética onde o médico (e não outro tipo de profissional) conversa com o paciente com o objectivo de conhecer a sua motivação e expectativas com o resultado do procedimento.

Nessa consulta o cirurgião plástico e estético avalia a auto-imagem do paciente e deve detectar sinais de expectativas irreais, ou seja, de resultados que a cirurgia pode não ser capaz de alcançar.

Além de uma avaliação do estado geral e de saúde, também devem ser avaliados os aspectos psicológicos da pessoa que deseja realizar a lipoaspiração e, caso considerar pertinente, deve ser recomendado um acompanhamento psicológico pré-operatório.

Alguns sinais que podem levar observados pelo médico que podem levá-lo a sugerir ao paciente que repense a submissão a cirurgia são:

1. A vontade de se querer enquadrar num dado padrão estético de beleza para agradar a um dado núcleo social a que pertence é percebido como o que desperta nas pessoas o desejo de ser mais magra(o) e, consequente e erradamente, o de realizar uma lipoaspiração.

Quando a motivação para a realização da lipoaspiração não parte da própria pessoa, mas está relacionada com o desejo de agradar a terceiros, pode gerar dúvidas ao médico quanto à realização do procedimento.

A lipoaspiração é uma cirurgia que tem riscos e requer cuidados específicos. Assim, deve ser feita quando há um interesse genuíno da pessoa em realizá-la para e por si, sem interferência de terceiros.

2. Quando a pessoa está obcecada em mudar as suas formas e anda de clinica em clinica, até encontrar um cirurgião plástico que faça um milagre ou atenda seu desejo. Felizmente são poucos os cirurgiões plásticos e estáticos que não se preocupam com o bem-estar do paciente acima de tudo.

A grande maioria consegue reconhecer a obsessão da pessoa em querer corrigir falhase que gera situações insustentáveis que levam à busca incessante por objetivos que contém expectativas irreais e só aumentam o sentimento de angústia.

Nesse caso, mais do que proceder a uma lipoaspiração, o médico deve recomendar d um acompanhamento psicológico o que pode levar a resultados mais satisfatórios para a saúde do paciente.

Bons pacientes para a realização de uma lipoaspiração são os que possuem uma expectativa realista quanto ao resultado cirúrgico. Ou seja, sabem que a cirurgia não faz com que se perca peso, mas têm consciência de que depois de realizá-la, precisam manter o peso dentro do considerado ideal para manutenção do resultado.

A lipoaspiração é uma técnica da cirurgia plástica indicada para pessoas que estejam incomodadas com a acumulação localizada de gordura e pode ser usada para definir o contorno corporal quando a alimentação controlada e os exercícios físicos não produzem resultados satisfatórios.

Ao considerar se submeter a uma lipoaspiração, o melhor é informar-se antes e, até, aconselhar-se previa mente com um profissional, seja ele cirurgião plástico e estético ou um psicólogo com conhecimento técnico relacionado com o acompanhamento psicológico pré-operatório.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos estéticos, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt) e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7. Para mais informações sobre lipoaspiração visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Está a pensar fazer uma lipoaspiração?