Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Perguntas frequentes sobre blefaroplastia

Perguntas frequentes sobre blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia state of the art para tratamento do envelhecimento periorbitário.

Captura de ecrã 2016-01-22, às 10.32.14

Existem um número significativo de questões com

uns que nos são colocadas por quem pretende efectuar esta cirurgia. São elas:

1) Existe uma idade ideal para efectuar uma blefaroplastia?

Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do excesso de pele e/ou gordura no local.

2) As cicatrizes são visiveis? Onde se localizam?

Como a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar disfarçadas nos sulcos da pele e nalguns casos são quase imperceptíveis.

Mas, deve ser aguardado o período de maturação das cicatrizes (além de seis meses). Pela sua localização é possível serem disfarçadas com uma maquilhagem ligeira, desde os primeiros dias.

Certos pacientes podem ter uma tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). As pessoas de pele clara tendem a ter menos tendência para este tipo de cicatrização.

3) Qual o tipo de anestesia que é usado?

A maioria dos casos de blefaroplastia das pálpebras superiores é efectuada sob anestesia local (com ou sem sedação). Já a cirurgia das pápebras inferiores, normalmente, é efectuada com sedação.

4) Há dor no pós-operatório?

Geralmente não.

5) A blefaroplastia tem riscos?

Todos os acto médicos incluem riscos e a cirurgia pstica e estética não é excepção. Pode minimizar-se o risco preparando-se convenientemente cada paciente, mas não é possível eliminá-lo completamente.

6) Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?

Sim, e geralmente esse inchaço mantêm-se nos 3 primeiros dias quando começa a desaparecer.

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente.

Algumas pessoas no 4.º ou 5.º dia após a cirurgia já têm um aspecto bastante natural. Outros só atingem este resultado após o 8.º dia ou mesmo após 2 semanas.

Mesmo assim, os três primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe um maior “inchaço” das pálpebras.

O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias já que diminui a intensidade do edema.

Somente após o 3.º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

7) É necessário ficar internado de um dia para o outro?

Não. Em geral vai para casa no próprio dia.

8) Quanto tempo dura a cirurgia?

Cerca de 90 a 120 minutos.

Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo.

9) A que é devido as nódoas negras que ocorrem em certos casos?

As nódoas negras são devido à infiltração do sangue na pele subjacente (equimoses), e mesmo na conjuntiva ocular (aqui normalmente surge de cor vermelha).

As nódoas negras/equimoses não devem ser considerados como complicações, mas sim, uma intercorrência transitória e reversível próprio do acto cirurgico.

10) Quando se obterá o resultado definitivo?

Após o 3.º mês.

Mas pela 3 semanas após a realização da blefaroplastiaatingimos uma ideia muito próxima do resultado final e nas semanas subsequentes a tendência de melhoria é acentuada.

11) Os olhos ficam tapados após a cirurgia?

Não obrigatoriamente. Porém é recomendado a colocação de compressas com soro fisiológica frio por alguns minutos, várias vezes ao dia.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma blefaroplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre blefaroplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Perguntas frequentes sobre blefaroplastia