Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lifting e Rejuvenescimento Facial

Lifting e Rejuvenescimento Facial

Tal como ocorre em todo o corpo, o efeito do envelhecimento na face é progressivo e inevitável, deixando a pele mais flácidFaccia - Rugasa e levando ao aparecimento das rugas.

São vários os factores que influenciam a velocidade do envelhecimento como a exposição solar, o stress, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo, o tabagismo e as características hereditárias.

A evolução das técnicas cirúrgicas de rejuvenescimento facial, levando a resultados cada vez mais naturais, tem feito com que nos últimos anos a procura por este tipo de cirurgia tenha aumentado.

O objetivo da cirurgia de lifting facial é suavizar e amenizar os sinais do tempo.

A idéia de se atingir  uma face com uma idade que já passou acaba por gerar resultados artificiais.

O grande sucesso da cirurgia de lifting facial é fazer o paciente aparentar e se sentir bem para a sua idade. Como é óbvio, quando se amenizam os sinais de agressão na pele ganha-se um aspecto de maior vitalidade e jovialidade na face.

As técnicas mais recentes, que se concentram mais num adequado tratamento da ptose (queda) dos tecidos mais profundos da face levam a resultados mais naturais e duradouros do que se consegue obter com as técnicas mais antigas.

É necessário ter-se em atenção que após a realização da cirurgia de lifting facial é essencial reduzir-se a acção agressiva dos factores que levaram ao desgaste da pele e dos restantes tecidos da face, como a exposição excessiva ao sol, o tabagismo e o stress.

Como todo procedimento cirúrgico, o lifting facial deve ser realizado num centro cirúrgico devidamente equipado e sob supervisão de um anestesista.

Normalmente são colocados drenos que são retirados no primeiro dia de pós-operatório. O paciente passa, normalmente, uma noite no hospital, tendo alta, normalmente, no dia seguinte.

No pós-operatório é comum algum grau de dor, normalmente bem controlável com analgésicos.

Nos primeiros dias é comum algum grau de desconforto pela presença do penso tipo capacete. Também é comum nos primeiros dias um certo inchaço, que pode ser significativo, e em geral tem uma redução importante na primeira semana.

As equimoses (nódoas negras) podem ocorrer e são reabsorvidas nas primeiras semanas.

Nos primeiros 4 dias após a realização do lifting facial é importante manter sempre a cabeceira elevada para diminuir o edema. Uma sugestão útil é colocar travesseiros, mantendo sempre a cabeça numa altura superior à do coração.

Também nos primeiros dias de pós-operatório é importante que se alimente bem, mas com uma dieta que não o obrigue a mastigar muito e deve evitar alimentos muito quentes ou gelados.

 Os pontos na região anterior da orelha e abaixo do queixo são retirados entre 5.º e 7.º dias de pós-operatório e os pontos atrás da orelha entre 10 a 14 dias.

Deve evitar fumar durante pelo menos 2 semanas após a cirurgia.

Deve evitar qualquer exposição ao sol enquanto houver algum sinal de equimoses (nódoas negras). Depois desse período deve utilizar o protector solar sempre que estiver exposto ao sol.

Após o 1.º dia de pós-operatório os cabelos já podem ser lavados com cuidado.

É normal e esperado que tenha uma alteração de sensibilidade na região operada e que gradualmente vai recuperando.

Essas orientações são orientações gerais e poderão ter que ser adaptadas caso a caso.

A realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um lifting facial? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre lifting facial visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lifting e Rejuvenescimento Facial